sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

“No palco, na praça, no circo, no banco de jardim...” (Chico Buarque)

A Trupe Arlequin, fundada em 2008 na cidade de João Pessoa, Paraíba, pelo artista e arte-educador formado pela Universidade Federal da Paraíba Diocélio Barbosa, nasceu com o intuito de dar continuidade a uma pesquisa coletiva iniciada em 2000 quando integrante do Grupo Quem Tem Boca é Pra Gritar.


A Trupe é formada por artistas que já possuem uma trajetória de trabalhos voltada para a arte do circo e do teatro: Diocélio Barbosa, Nady Costa, Claudia Cavalcante, Filipi Maciel, Márcio de Paula e Ana Valentim.

Com a pesquisa voltada para a investigação do corpo cênico a partir das técnicas de circo a Trupe Arlequin utiliza esta expressão para subsidiar suas montagens tanto dos experimentos teatrais como dos circenses e, com isto, disseminar e fomentar a valorização destas artes.

Compõem o repertório da Trupe os espetáculos ‘Sonho de Voar’ com direção de Eleonora Montenegro, ‘Circo Arlequin’ com direção de Diocélio Barbosa, e “Nada, Nenhum e Ninguém...” em parceria com o Grupo GECA (Grupo Experimental Cena Aberta) com direção Marcos Pinto.

Nesses três anos de existência a Trupe Arlequin vem promovendo importantes eventos circenses na Paraíba, a exemplo o I Balaio Circense em 2009, proporcionando o encontro entre artistas de circo e de teatro. Tornando-se referência enquanto articulador da arte paraibana.


Esta trajetória tem dado à Trupe o status de Grupo com pesquisa voltada para o Circo e Teatro na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário